sábado, 27 de junho de 2015

PERDA DE UM GRANDE AMIGO


                                                                   
PERDA DE UM GRANDE AMIGO  




    No dia 25/06/2015 perdemos um grande amigo, um profissional com capacidades incríveis apesar de suas dificuldades, ficamos muito tristes com a perda de Everton Geovane, jovem de 32 anos, com um futuro inteiro pela frente. 
    A família Cenapa, e todas as de pessoas com deficiências vem prestar seus sentimentos aos familiares Geovane.
    Através disso, pedimos a atenção de todas as pessoas com necessidades especiais para se próprio, pois sabemos que ser deficiente não e fácil, que a cada dia passamos por vários desafios que podem prejudicar nossa saúde, tanto mental quanto corporal.
    Somos cientes que um dos maiores desafios enfrestado por nos, e a inclusão social, pois ainda hoje a preconceito contra deficientes, esperamos um dia que isso acabe, e que possamos viver com dignidade e igualdade.


SAUDADES DE EVERTON GEOVANE! 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ATIVIDADES FÍSICAS




Hoje em dia a maioria das pessoas, principalmente os adolescentes estão deixando de lado a prática esportiva; o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como a má alimentação, obesidade.
    A atividade física desde a antiguidade vem alcançando seu lugar em nossa sociedade por ser de fundamental importância para o desenvolvimento motor e psicológico de cada indivíduo e visar uma melhor qualidade de vida para seus praticantes, prevenindo contra as doenças crônico-degenerativas e auxiliando no combate ao sedentarismo, que é considerado fator de risco para as doenças cardiovasculares. Principalmente nos deficientes físicos que possuem sua mobilidade reduzida o que vem a dificultar sua interação com os demais praticantes de atividade física. Diante das dificuldades encontradas pelos deficientes físicos na prática de atividade física faz-se necessário tanto criar como adaptar exercícios, principalmente nas escolas, com o auxilio do profissional de educação física, para que as pessoas com deficiência física sintam o mesmo prazer que as pessoas que não tem limitações físicas sentem, ao realizar uma atividade física.


Não Importa a Sua Condição,
Pratique Atividade Física.
Aline Rocha

  

quarta-feira, 24 de junho de 2015

DIREITOS HUMANOS E DEFICIÊNCIA...

Esta é a década dos Direitos Humanos, não por estar institucionalizada como tal, mas pela percepção de que as discussões e a busca de ações que garantam a reversão de uma situação de exclusão para a inclusão ganham um espaço cada vez maior na sociedade, consequentemente, percebe-se um movimento maior no que diz respeito à mobilização na luta pelos direitos. Uma organização cada vez mais crescente no que tange ao direito das minorias.
Direitos humanos são aqueles que como o próprio nome diz, asseguram aos seres humanos sua existência em sociedade. Isso quer dizer que diz respeito e abrange a todos nós. Mas uma particularidade que talvez ainda não tenha sido compreendida, diz respeito ao fato de que sendo direito de todos, eles perpassam pela singularidade de cada um de nós.
Desse modo, cabe aqui compreender como as pessoas com deficiência se percebem e como são percebidas a partir da proposta de reconhecimento de tais direitos.
Somos pessoas. E por esse motivo, não podemos permitir que nossas limitações ocupem espaços maiores que a dimensão humana que possuímos.
Nesse sentido vale aqui começar a ressaltar as diferenças que possuímos. Costuma-se na maioria das vezes, igualar as pessoas por sua deficiência. Isso já não cabe. Cada dia torna-se mais claro as especificidades de cada um. O que serve para uma pessoa cadeirante, não necessariamente é o ideal para outro porque pessoas são singulares em suas especificidades. Não há nenhuma igualdade do ponto de vista sociológico a não ser no fato de que somos diferentes.

Essa homogeneização torna-se visível em todos os setores da sociedade e as instituições presentes no mesmo também demonstram essa característica, quando não oferecem receptividade, para não usar outra palavra mais forte, no lidar com o atendimento as pessoas com deficiência. Desse modo estaremos aqui, pontuando sempre esses aspectos, de modo a definir melhor, quem somos e o que queremos. Deixo aqui como mensagem final de todas as reflexões que desenvolverei de hoje em diante o lema do nosso movimento que luta pelo: Nada sobre nós, sem nós!

Autora: Profa. Deise Cortez

terça-feira, 23 de junho de 2015

ACESSIBILIDADE É DIREITO DE TODOS...

Este BLOG nasceu de um desejo de levar pras redes sociais o debate sobre cotidiano e principalmente as dificuldades de uma pessoa com deficiência, não só os cadeirantes, como eu, mas todo e qualquer cidadão brasileiro que tem uma limitação física ou intelectual.
Nossa sociedade supervaloriza padrões excludentes que privilegiam uma minoria financeiramente abastada e que neles se enquadram.
As dificuldades são agravadas pelo chamado "jeitinho brasileiro" que infelizmente está enraizado na nossa cultura e que estimula comportamentos individualistas como estacionar em vagas reservadas, que comumente se vê em espaços públicos.
Outra dificuldade é a ausência de espaços públicos adaptados para o acesso de cadeiras de rodas e principalmente banheiros adaptados .
O direito de ir vir é garantido pela Constituição da Federal em seu Art. 5

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Comecemos os debates!!!