terça-feira, 23 de junho de 2015

ACESSIBILIDADE É DIREITO DE TODOS...

Este BLOG nasceu de um desejo de levar pras redes sociais o debate sobre cotidiano e principalmente as dificuldades de uma pessoa com deficiência, não só os cadeirantes, como eu, mas todo e qualquer cidadão brasileiro que tem uma limitação física ou intelectual.
Nossa sociedade supervaloriza padrões excludentes que privilegiam uma minoria financeiramente abastada e que neles se enquadram.
As dificuldades são agravadas pelo chamado "jeitinho brasileiro" que infelizmente está enraizado na nossa cultura e que estimula comportamentos individualistas como estacionar em vagas reservadas, que comumente se vê em espaços públicos.
Outra dificuldade é a ausência de espaços públicos adaptados para o acesso de cadeiras de rodas e principalmente banheiros adaptados .
O direito de ir vir é garantido pela Constituição da Federal em seu Art. 5

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Comecemos os debates!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário